Projeto de educação ambiental: 5 dicas para produzir um eficiente

Projeto de educação ambiental é um passo essencial para que a empresa possa ter resultados efetivos nas suas ações e assim atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Aqui você vai ver 5 dicas para que você tire de uma vez do papel!

Projeto de educação ambiental pode ser realizado em empresas dos mais variados nichos e tamanhos. Esta é uma das principais vantagens da ação.

Além disso, ter um projeto de conscientização ambiental é alinhar a empresa ao desafio atual: ter processos produtivos que gerem menos impacto ambiental. Isso faz com que a imagem da empresa seja beneficiada junto ao seu público estratégico.

Mais que isso, um projeto de educação ambiental contribui eficazmente para a contenção de gastos de produção. Desta forma a prática mostra-se como uma forma de obter recursos para mais investimentos no negócio.

Aqui você vai ver 5 dicas para elaborar um projeto sobre educação ambiental eficiente para a sua empresa. Você vai ver também outros conteúdos sobre o tema. Veja os tópicos:

  • Primeiro passo para a formulação do projeto de educação ambiental
  • 5 dicas para ter um projeto de conscientização ambiental
  • Monitoramento: questão fundamental para o sucesso do projeto
  • Dicas simples de sustentabilidade para empresas
  • Conheça o curso de projeto de educação ambiental da Souza Barros
  • Benefícios de ter um projeto sobre educação ambiental

Primeiro passo para a formulação do projeto de educação ambiental

Antes das dicas de conscientização, vamos falar sobre o primeiro passo para a construção de um projeto de educação ambiental para a sustentabilidade.

Isso porque antes de engajar os colaboradores é necessário ter ações qualificadas , ou seja, práticas que realmente têm efeitos na minimização de danos ambientais.

Para isso, é importante antes de efetuar o projeto de sensibilização sobre o meio ambiente conhecer as leis e normas estabelecidas por órgãos ambientais. Como exemplo, você pode verificar as diretrizes contidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A partir do conhecimento sobre as normas e a legislação em vigor, você terá base para delimitar o conjunto de ações para a empresa. Estas ações devem ser sempre guiadas pelo diagnóstico das áreas da organização.

5 dicas para ter um projeto de conscientização ambiental

Após reunir todas as ações que objetivam tornar a empresa mais sustentável é hora de partir para a elaboração do projeto de conscientização ambiental.

Para ajudá-lo nesta tarefa, selecionamos 5 dicas que fazem a diferença para a obtenção do comprometimento dos funcionários quanto à prática de ações sustentáveis. Confira:

  • Cursos e treinamentos de capacitação: para que as ações sejam realizadas de forma eficiente é importante investir no conhecimento dos colaboradores sobre as práticas que a empresa desenvolveu. Isso permite que os resultados apareçam de maneira mais ágil;
  • Propague com constância as ações: para lembrar sempre os colaboradores sobre as boas práticas ambientais da empresa é necessário divulgar as ações com frequência. Isso pode ser feito com uma boa estratégia de comunicação como campanhas e outros;
  • Estabeleça profissionais embaixadores: para engajar mais os funcionários escolha profissionais que possam atuar como multiplicadores das ideias;
  • Faça melhoramentos na infraestrutura: para facilitar os processos que visam a redução de danos, invista no melhoramento do ambiente. 
  • Mostre os resultados: demonstrar os resultados das ações é parte relevante do processo de conscientização dos colaboradores. É a partir disso, que eles saberão que a colaboração está contribuindo com a geração de menos impactos ambientais.

Monitoramento: questão importante para o sucesso do projeto

Parte de um bom projeto de conscientização ambiental é o monitoramento das ações. O monitoramento confere uma visão clara se as ações estão surtindo os efeitos desejados.

O acompanhamento do projeto de sensibilização sobre o meio ambiente pode ser feito por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre como estão sendo realizadas as ações.

Além disso, o monitoramento é um instrumento que auxilia a identificar possíveis inconsistências no projeto sobre educação ambiental. Sendo, portanto, uma ferramenta indispensável.

Outro benefício gerado pelo monitoramento constante do projeto de educação ambiental para sustentabilidade é a geração de índices dos resultados obtidos. Isso permite que você possa demonstrar que ações criadas pela empresa estão alcançando os objetivos.

Dicas simples de sustentabilidade para empresas

Criar um projeto de educação ambiental para empresas não é uma tarefa complicada, pois há diversas ações simples que contribuem eficazmente para chegar ao objetivo.

Uma delas é ter um programa de manutenção de equipamentos que usam energia elétrica. Há também soluções como sensores de presença que ajudam na redução do consumo energético.

Outra dica simples é o reaproveitamento de insumos constantemente utilizados como papel. O papel é um dos materiais mais facilmente recicláveis.

Mais uma atitude fácil de ser implantada e que tem excelentes efeitos na diminuição de danos à natureza é a substituição de copos descartáveis plásticos. A empresa pode oferecer canecas de uso exclusivo do funcionário, o que evita o uso do material

Conheça o curso de projeto de educação ambiental da Souza Barros

A Souza Barros, além de prestar serviços de consultoria e gestão de projetos ambientais, também atua com cursos e treinamentos.

Na Souza Barros, você que pensa em ter um projeto de educação ambiental, que seja perfeito para o perfil da sua empresa vai ter todas as orientações necessárias.

O curso de como criar um projeto de educação ambiental para empresas da Souza Barros conta com três módulos. São eles: fundamentos da educação ambiental, construindo passo a passo um projeto de educação ambiental e sugestões de projetos.

Ministrado por experts no assunto, o curso é dinâmico, no qual como você viu, terá todo o passo a passo para criação do projeto. Portanto, otimize o tempo e invista no curso que trará os resultados que você quer para a sua empresa!

Benefícios de ter um projeto sobre educação ambiental

Investir no projeto de educação ambiental é mais que conter custos e valorizar a marca da empresa no seu ramo de negócio bem como no mercado em geral.

Isso porque ele traz vantagens como a retenção e atração de profissionais, evita multas e sanções ambientais, ajuda a minimizar riscos e acidentes, e outros benefícios.

Neste artigo, você pode conferir 5 dicas práticas para conscientização dos colaboradores e ainda viu outras dicas que auxiliam na criação de um bom projeto.

Ainda conheceu a Souza Barros, que tem o curso ideal para você que quer implantar um projeto de maneira eficiente. Venha para a Souza Barros e faça a sua empresa superar os desafios da sustentabilidade.